Vice-reitor palestra sobre modelo de sucesso no ITA para alunos da Fundação Matias Machline

Projeto Social Amazonas

A entidade que mais aprova alunos da região Norte para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Fundação Matias Machline, localizada no Distrito Industrial, em Manaus, recebeu na tarde desta terça-feira (18), o Vice-Reitor do ITA, professor doutor Cláudio Jorge Pinto Alves, que ministrou palestra sobre ‘O Desafio da formação de Excelência’.

Em 2016, a Fundação Matias Machline recebeu do ITA uma menção honrosa pelo grande número de aprovações.

A Fundação Matias Machline oferece, de forma gratuita, educação de excelência. Todos os custos são pagos pelos mantenedores da FMM, que arcam com o investimento sem esperar nada em troca. A fundação é considerada referência no Ensino Médio Técnico na Região Norte e ocupa lugar de destaque como uma das instituições do Norte, que mais aprova no Instituto Tecnólogo da Aeronáutica (ITA).

Durante a palestra que contou com cerca de 300 participantes, entre alunos, ex-alunos e convidados, o professor doutor Cláudio Jorge destacou os programas desenvolvidos no ITA, como: Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Pesquisa e Extensão, além dos desafios para manter a excelência do ensino.

O professor Cláudio Jorge Pinto Alves falou que os desafios são enormes, mas o ITA busca o manter o padrão de estudos oferecendo o que há de melhor aos alunos. “Os desafios são sempre os mesmos, manter docentes qualificados e dedicados, manter a qualidade de ensino aos alunos para que eles possam se motivar cada vez mais, e manter a excelência nos estudos, o que é muito importante é que eles façam sempre o melhor. Além dos recursos federais que são enviados ao ITA”, ressalta.

Ainda durante a programação, o professor doutor Cláudio destacou o Mestrado em Engenharia Mecânica oferecido pelo ITA, que é uma porta de entrada para Embraer S.A., e um dos melhores do mundo, com nota de avaliação 6. Além da Graduação, o ITA oferece ainda, Mestrado, Doutorado e programas de Extensão e Pesquisa.

Outro ponto destacado durante a palestra é quanto os alunos estrangeiros que procuram o Instituto para a realização dos cursos, cerca de dez mil. Além do intercâmbio para estágios na NASA.

Para a diretora de ensino e pesquisa da FMM, Nancy Cavalcante, a palestra foi muito importante, principalmente para os alunos que almejam ingressarem no instituto. “Já temos diversos ex-alunos que passaram pelo ITA e trazer essa palestra até os nossos atuais alunos vai motivá-los ainda mais a ingressarem nessa instituição reconhecida mundialmente”, destaca Nancy.

Incubadora

O ITA também oferece o sistema de incubadora para que os alunos possam executar projetos dentro do instituto. O palestrante destacou um grupo de alunos que desenvolve um projeto para criação de balões e que além de participarem do monitoramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro, hoje possuem uma filial da empresa na Europa.

Ingresso no ITA

Antes o candidato realizava as provas em quatro dias, divididas em objetivas e dissertativas. No novo formato, as avaliações ocorreram em dias distintos, o candidato realiza primeiro a prova objetiva, se aprovado fará a segunda prova, que é dissertativa.