A Fundação Matias Machline, além de proporcionar ensino médio – técnico com foco na capacitação técnica e na formação de cidadãos, também ensina, por meio do esporte, valores pessoais, disciplina e foco, proporcionando também melhor qualidade de vida. Dentre as quatro modalidades obrigatórias nas aulas de Educação Física, está o Jiu – Jitsu, uma das artes marciais mais populares mundialmente.
Com aulas ministradas pela campeã Brasileira da modalidade e professora de Educação Física, Rebeca Moreira, as aulas de Jiu-Jitsu foram implementadas na instituição em 2017. Moreira conta que, inicialmente, a modalidade foi implementada com o objetivo de ensinar Defesa Pessoal aos estudantes da instituição, em sua maioria oriundos da periferia de Manaus. Com aulas divididas em Masculino e Feminino, a modalidade é ministrada para alunos de 1*, 2* e 3* ano, de forma adaptada, para em torno de 20 estudantes por aula, sempre impondo o respeito como base principal “Assim como aprendi com meus mestres, ensino aos estudantes, por meio do jiu-jitsu, que devemos respeitar todas as pessoas, independente de quem seja. Como aqui na Fundação o esporte é mais voltado para a Educação Física, eu mesclo O exercício Físico, o Respeito e a Educação em 50 minutos”, afirmou. A profissional explica que, por ser uma luta marcial, a atenção durante as aulas é redobrada, para que os movimentos possam ser repassados aos alunos de forma correta, sem correr o risco de lesões físicas.
As aulas da modalidade na Fundação também contribuem para a desmistificação das lutas marciais como algo que incentiva a violência, e ensinam um pouco mais sobre o jiu-jitsu como arte marcial e defesa pessoal. A professora acrescenta que os estudantes são sempre orientados a não utilizarem o que aprendem para agressões, e que os princípios ensinados refletem positivamente nas salas de aula. “Durante as aulas, os alunos que faltam com o respeito com os colegas ou com o tatame fazem mais exercícios. Então, eles acabam se conscientizando e isso reflete como disciplina nas outras aulas. Eu reforço bastante sobre responsabilidade e compromisso não só com o esporte, mas também com todas as outras disciplinas”, afirmou.
Além das aulas obrigatórias na disciplina de Educação Física, A FMM possui também a Seleção de Jiu-Jitsu, com treinos realizados três vezes por semana com o intuito de preparar os estudantes para representarem a instituição em competições regionais e nacionais. A professora conta que os integrantes selecionados para o grupo ou já praticavam o esporte anteriormente, ou possuem facilidade de aprendizagem, e que a Instituição é uma das poucas escolas do Amazonas a possuírem o jiu-jitsu como modalidade. “Os alunos, quando entram aqui na Fundação, se dedicam demais nos estudos. Então poder praticar o esporte dentro da escola é sim um privilégio”, concluiu. Para se manterem na seleção de jiu-jitsu, os estudantes devem manter boas médias em todas as disciplinas.
A Fundação Matias Machline, localizada na Av. Mário Andreazza, Distrito Industrial de Manaus, há 33 transforma a vida de jovens da capital e, por meio de novos métodos na Disciplina de Educação Física, une atividades físicas e alto rendimento escolar.