Nossa História

Em mais de três décadas, a Fundação Matias Machline transformou vidas de mais de 10 mil jovens em vulnerabilidade social, contribuindo para a evolução social, formando profissionais de excelência nas mais diversas áreas e se consolidando como uma das instituições de ensino de maior referência no Amazonas e no Brasil.

1986

Início de uma grande História

A transformação social começa em 1986, quando o empresário Brasileiro Matias Machline, presidente – fundador do grupo Sharp, movido pelo desejo de contribuir para a melhoria da realidade social do Amazonas por meio da educação, criou a Fundação de Ensino e Pesquisa Matias Machline.

Fundação consolidou-se como um grande projeto social

A partir de 1992,  70% das vagas passaram a ser destinadas aos estudantes oriundos da rede pública, e 30% aos da rede particular.

1992
1994

Morte de Matias Machline

O criador do projeto, Matias Machline, é vítima de um trágico acidente. O seu falecimento afeta diretamente a estabilidade do grupo Sharp, tornando a permanência da empresa como mantenedora inviabilizada.

Nokia se torna mantenedora

Somente em 2001, após negociações entre o Governo do Estado e a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA, a multinacional Nokia torna-se mantenedora do projeto social, que passa a ser chamado de Fundação Nokia de Ensino – FNE.

Enem reconhece a FMM

Recebe do ENEM o reconhecimento como a melhor escola de nível médio e técnico da região norte do Brasil, mantendo  esse reconhecimento até os dias atuais.

Novo campus

Em 2011, a construção de um novo campus foi iniciada e, com 14.095,50 m² de área construída, triplicou-se o número de vagas ofertadas, elevando o número de jovens beneficiados.

Nasce o curso preparatório

Nasce o curso preparatório, conhecido na época como Pré-nokianos, que disponibilizava 180 vagas e contava com uma prova de seleção.

Microsoft se torna mantenedora

A Nokia é vendida para a Microsoft, que passa a ser a nova mantenedora da Fundação.

FMM anuncia o encerramento das atividades

Um ano depois, em 2015, a Microsoft encerra as atividades no Polo Industrial de Manaus e, consequentemente, não abre vagas para o Processo Seletivo  FNE de 2017, anunciando o encerramento das atividades de ensino. Completamente dependente da Microsoft, o projeto social, mais uma vez, corre o risco de ter as portas fechadas e, a partir  desse momento, são iniciadas as negociações em busca de um novo mantenedor.

Digitron torna-se mantenedora

Em 2016, a empresa Digitron da Amazônia, no nome do Sr Sung Un Song, aceita o desafio de resgatar o projeto social, tornando-se a nova mantenedora. No mesmo ano, o projeto volta a se chamar Fundação Matias Machline, em homenagem ao seu criador, e tem a quantidade de vagas ampliada para 270.

Ampliação do Projeto Social

A partir de então, é adotado na FMM um modelo de gestão agressivo, transparente e revolucionário. Em 2017, o número de jovens beneficiados no ensino médio técnico foi ampliado para 390, sendo 70% oriundos de alunos da rede pública, e o custo do valor mensal por aluno foi reduzido em 49% em relação ao ano anterior. No mesmo ano, criou – se o Preparar FMM, curso preparatório gratuito oferecido para jovens de escolas públicas que desejam se capacitar para o Processo Seletivo da Fundação, atendendo 1000 alunos. Também foi criada a equipe Institucional e de Parcerias, com o objetivo de prospectar novos parceiros e consolidar a FMM como Projeto Social: Centro de Excelência em Educação pertencente à sociedade.

Eternizar o Projeto Social

Em 2018, a FMM começa a colher frutos de uma gestão que amplia o alcance do projeto social, mantendo praticamente o mesmo orçamento. Neste ano, o número de alunos beneficiados subiu para 568/563, sendo 85% vindos de escolas públicas da região. A excelência no trabalho que estava sendo desenvolvido trouxe à Fundação prêmios e conquistas disputados por projetos e institutos de todo o Brasil. Um deles foi o Prêmio Lide na categoria Destaque em Responsabilidade Social em Educação; o CEBAS – Certificação Beneficente de Assistência Social, concedida pelo Ministério da Educação (MEC). No mesmo ano, para trazer pluralidade na gestão do projeto, criou-se o Conselho Curador FMM, com 8 membros da sociedade e 3 membros da Digitron da Amazônia.

Hoje

Recorde de Alunos

Em 2020, cumprimos a nossa missão de levar excelência em educação gratuitamente para cada vez mais jovens em vulnerabilidade. Mantivemos 368 vagas no Processo Seletivo e, com 1001 jovens beneficiados, alcançamos o número recorde de alunos em 34 anos de história. Jovens que têm acesso ao melhor ensino médio técnico da região norte, integral e gratuito, nos cursos de Mecatrônica, Eletrônica e Informática, em uma das melhores infraestruturas do Brasil.