Ex aluno da Fundação Matias Machline participa de lançamento do primeiro Satélite brasileiro

Marcello Mota, egresso da Fundação Matias Machline, participa do projeto SGDC (satélite geoestacionário de defesa e comunicação estratégica) que é um programa do governo federal com o objetivo de ampliar a cobertura de banda larga para todo o território nacional, promovendo inclusão digital em escolas, hospitais e centro de saúde, além de garantir segurança para as estratégias de comunicação do governo brasileiro.

O SGCD é o primeiro satélite dedicado a comunicações militares exclusivamente brasileiro, fruto de um investimento do governo estimado mais recentemente em R$ 2,1 bilhões incluindo os custos com a infraestrutura terrestre, lançamento e operação.

O satélite começará a ser operado pelo Brasil em junho. Antes, passará por testes feitos pelos técnicos das Forças Armadas. Inicialmente, o equipamento vai operar apenas na chamada banda X, uma faixa de frequência destinada exclusivamente ao uso militar, correspondendo a 25% da capacidade total do satélite.

O lançamento do equipamento foi acompanhado pela presença do presidente da república Michel Temer e do ex aluno Marcello Mota, que aconteceu no dia 04 de maio em Brasília, onde ficará a base de operações do satélite.

Manauara e atualmente morando em São José dos Campos-SP, Marcello concluiu o curso de Informática no ano de 2000 na Fundação Matias Machline. Com formação no curso de engenharia pela USP (universidade de São Carlos), ingressou no grupo Embraer no ano de 2007, e em 2014 assumiu o cargo de gerente na Visiona Tecnologia Espacial, empresa responsável pela integração do projeto SGDC apoiado pelo governo federal.

“A Fundação foi peça fundamental na minha formação profissional e pessoal”