Fundação e Cursos Técnicos
A Fundação Matias Machline (FMM) é um dos maiores projetos sociais do Brasil, com o intuito de promover a transformação social por meio do Ensino Médio Técnico de excelência e gratuito para jovens de baixa renda.
O Ensino Médio Técnico é um nível educacional reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no qual se posiciona entre os ensinos médio e superior. Dessa forma, ele pode ser feito juntamente com a fase do ensino médio, capacitando os alunos para o mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.
Oferecemos Ensino Médio Técnico gratuito em Informática e Mecatrônica em regime de período integral.
Não, somente alunos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e que tenham até 17 anos completos até o dia 31/12/2025 podem participar do Processo Seletivo 2026.
Processo Seletivo
Todos os anos é aberto um processo seletivo para ingresso no ano seguinte. O processo seletivo é dividido em duas etapas: prova objetiva e análise documental. O edital é divulgado no site e nas redes sociais com todas as informações necessárias para a inscrição.
- Acesse o site www.fundacaomatiasmachline.org.br
- Leia o Edital do Processo Seletivo 2026.
- Faça sua inscrição
- Pague a taxa de inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Central do Candidato.
- Alunos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental
- Até 17 anos completos até o dia 31/12/2025.
Não. Para a inscrição, o candidato deverá informar o seu CPF e demais dados pessoais. Não será aceito o CPF dos responsáveis.
Não. Será necessário realizar a inscrição pelo site para o Processo Seletivo para participar. Fique atento às datas.
A taxa de inscrição para o Processo Seletivo é de R$ 30 (trinta reais).
Somente estará inscrito o candidato que receber uma mensagem de confirmação após pagamento da taxa de inscrição.
23 de novembro de 2025
O local e a sala da prova serão divulgados a partir do dia 14 de novembro de 2025 no site da Fundação.
O conteúdo programático poderá ser consultado no Anexo III do Edital disponível no site da Fundação.
Os documentos obrigatórios para a realização da prova serão: o cartão de confirmação de inscrição, que será emitido próximo à data da prova, e documento oficial de identificação original, com foto (RG).
Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação sem foto, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade.
Prova Objetiva (1ª Fase)
Não existe uma pontuação mínima, nem nota de corte. A classificação será definida com base na maior nota dos candidatos.
Não. O processo seletivo consiste em duas etapas: prova objetiva e análise documental. O candidato precisará passar pelas duas etapas para ingressar na Fundação.
Não, somente alunos que se enquadrem nos requisitos dos editais de cada ano.
Análise Documental (2ª Fase)
Durante a 2ª Fase do processo, o candidato deverá enviar os documentos solicitados pelo edital por meio de sistema online. As fotos dos documentos devem seguir padrão exigido pelo edital de inscrição.
O link para acessar o sistema é o mesmo que foi realizado a inscrição, tenha em mãos o seu login e senha criados na primeira etapa do processo. Somente terão acesso ao sistema os classificados na 1ª Fase.
Sim, é necessário que sejam enviados os documentos que comprovem a renda de todas as pessoas que moram na mesma casa que você, conforme o Edital do Processo Seletivo 2026.
Os documentos incorretos terão mais uma oportunidade de serem reenviados, caso não seja enviado o correto, o candidato está sujeito a ser eliminado do processo seletivo.