DÚVIDAS FREQUENTES – PS2024

O que é a Fundação Matias Machline?

A Fundação Matias Machline (FMM) é um dos maiores projetos sociais do Brasil, com o intuito de promover a transformação social por meio do Ensino Médio Técnico de excelência e gratuito para jovens de baixa renda.

O que é o Ensino Médio Técnico?

O Ensino Medio Técnico é um nível educacional reconhecido pelo Ministério da Educaçao (MEC), no qual se posiciona entre os ensinos médio e superior. Dessa forma, ele pode ser feito juntamente com a fase do ensino médio, capacitando os alunos para o mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

Quais cursos a FMM oferece?

Oferecemos Ensino Médio Técnico gratuito em Informática e mecatrônica em regime de período integral.

Como faço para ingressar na Fundação Matias Machline?

Todos os anos é aberto um processo seletivo para ingresso no ano seguinte. O processo seletivo é dividido em duas etapas: prova objetiva e análise documental. O edital é divulgado no site e nas redes sociais com todas as informações necessárias para a inscrição.

Como faço para me inscrever no Processo Seletivo 2024?

Preciso ir até a Fundação para realizar a inscrição?

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site. Para quem não tem acesso à internet, a Fundação estará disponibilizando computadores para realizar sua inscrição.

Quem pode fazer a inscrição no Processo Seletivo 2024 da FMM?
  • Alunos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Até 17 anos completos em 2023.
Posso informar o CPF do meu responsável na inscrição?

Não. Para a inscrição, o candidato deverá informar o seu CPF e demais dados pessoais. Não será aceito o CPF dos responsáveis.

Quem já está fazendo o Ensino Médio, pode entrar na FMM?

Não, somente alunos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental e que tenham até 17 anos completos em 2023 podem participar do Processo Seletivo 2024.

Faço parte do Preparar FMM aos sábados, já estou automaticamente inscrito no Processo Seletivo 2024?

Não. Será necessário realizar a inscrição pelo site para o Processo Seletivo 2024 para participar. Fique atento as datas.

Qual o valor da inscrição para o Processo Seletivo 2024 da FMM?

A taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2024 é de R$ 30 (trinta reais).

Como saber se minha inscrição foi confirmada?

Somente estará inscrito o candidato que receber uma mensagem de confirmação após pagamento da taxa de inscrição.

PROVA OBJETIVA (1ª FASE)

Qual a data da prova?

26 de novembro.

Onde será o local da prova?

O local e a sala da prova serão divulgados a partir do dia 15 de novembro de 2023 no site da Fundação.

Quais os assuntos que caem na prova?

O conteúdo programático poderá ser consultado no Anexo II do Edital disponível no site https://www.fundacaomatiasmachline.org.br

Quais documentos devo levar no dia da prova?

Os documentos obrigatórios para a realização da prova serão: o cartão de confirmação de inscrição, que será emitido próximo a data da prova, e documento oficial de identificação original, com foto (RG).

Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação sem foto, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade.

Quantos pontos eu preciso tirar para passar na prova?

Não existe uma pontuação mínima, nem nota de corte. A classificação será definida com base na maior nota dos candidatos.

Passei na Prova Objetiva (1ª fase) , já estou aprovado?

Não. O processo seletivo consiste em duas etapas: prova objetiva e análise documental. O candidato precisará passar pelas duas etapas para ingressar na Fundação.

Se eu não passar neste ano, posso refazer a prova para entrar no próximo ano?

Não, somente alunos que se enquadrem nos requisitos dos editais de cada ano.

ANÁLISE DOCUMENTAL (2ª FASE)

Caso eu passe na Prova Objetiva (1ª fase), como vai funcionar a Análise Documental (2ª fase) do Processo Seletivo 2024?

Durante a 2ª Fase do processo, o candidato deverá enviar os documentos solicitados pelo edital por meio de sistema online. As fotos dos documentos devem seguir padrão exigido pelo edital de inscrição.

Como faço para acessar o sistema para o envio dos documentos?

O link para acessar o sistema é o mesmo que foi realizado a inscrição, tenha em mãos o seu login e senha criados na primeira etapa do processo. Somente terão acesso ao sistema os classificados na 1ª Fase.

É necessário comprovar a renda de todos os integrantes da minha família?

Sim, é necessário que sejam enviados os documentos que comprovem a renda de todas as pessoas que moram na mesma casa que você, conforme o Edital.

Se eu enviar os documentos errados, posso ser eliminado do processo?

Os documentos incorretos terão mais uma oportunidade de serem reenviados, caso não seja enviado o correto, o candidato está sujeito a ser eliminado do processo seletivo.