Alunos da FMM chegam à final da 13ª Olimpíada Nacional em História pela primeira vez

A Olimpíada Nacional em História é um projeto de extensão promovido pela UNICAMP( Universidade Estadual de Campinas), que em 2021, está em sua 13ª edição.

Desenvolvida pelo Departamento de História da Universidade, com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, é uma atividade online que incentiva a leitura de documentos históricos, interação entre professores e alunos, escrita e o descobrimento de novas formas de aprendizagem de história.

A ONHB já marcou a vida de mais de meio milhão de alunos. A competição estimula a curiosidade por meio do estudo inovador de história a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Neste ano, a FMM comemora a chegada à final da competição pela primeira vez. As alunas Anne Caroline Costa Franco Martins , Naomi Harada Teixeira de Oliveira e Maria Eduarda Santana da Costa, orientadas pelos professores Renato Freire dos Santos e Lucas Kawai, protagonizaram esta conquista.

Com muita dedicação e preparo, o professor preparou as alunas para chegarem até a grande final. Foram aulas especiais, focadas em técnicas e conteúdos essenciais para garantir o excelente desempenho. O trabalho continua até agosto, mês da realização da prova final.

Desde o início das edições, a final é realizada presencialmente em Campinas, na sede da UNICAMP, sendo um momento de confraternização e troca de experiências entre alunos e professores de todo o Brasil. Por conta das incertezas em relação à pandemia, ainda não é possível afirmar que este ano será presencial. 

Com 35 anos de história, a Fundação Matias Machline recebeu mais de 1.000 prêmios em olímpiadas, sendo vitrine de qualidade de ensino para o Brasil.

A professora da FMM, Nancy, contou em entrevista que as competições são utilizadas como estratégia de ensino, uma vez que desafiam os alunos a estudarem mais,  realizarem exercícios extras e buscarem outras fontes de informação, não limitando-se ao conteúdo passado em sala de aula.

.