Alunos da FMM participam da Olimpíada Brasileira de Biologia

600 alunos da Fundação Matias Machline participaram no último sábado (23), da 1° fase da XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).

Promovida pelo Instituto Butantan em parceria com o CNPq e a Fapesp de São Paulo, a olimpíada também é classificatória para a XXX Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e para a XIII Ibero – Americana de Biologia (OIAB). Na 1° fase da OBB os alunos realizaram uma prova com 30 questões de múltipla escolha. Os selecionados devem, na 2° etapa da competição, responder a um questionário com 100 questões. Já na 3° e última fase, dividida em duas partes, participar primeiramente de um curso de capacitação com atividades práticas e, em seguida, realizar uma prova teórica-prática, no Laboratório Didático do Museu de Microbiologia – Instituto Butantan, em São Paulo.

O professor de Biologia da instituição, Rafael Rocha, conta que a prova da primeira fase aborda temas globais atuais como as principais doenças, vacinações e elementos transgênicos, e acrescenta que a olimpíada é um grande desafio para os alunos do 1° ano. “O OBB prima que os alunos realizem a prova com base nos conhecimentos adquiridos no dia a dia. Então, principalmente para os alunos do primeiro ano, a olimpíada é um desafio grande porque muitos alunos ainda não tiveram contato com a biologia propriamente dita. Para os alunos do 2° e 3° ano, já ambientados com a escola, a probabilidade de obter êxito é muito maior. Mas não devemos subestimar o 1° ano, pois obtivemos bons resultados no ano passado”, afirmou.
Rocha conta ainda que a FMM é uma das escolas do Amazonas que mais aprova alunos para a segunda fase da olimpíada e que, além de aproximar os alunos da biologia, a OBB os prepara para vestibulares.

A aluna Rayssa Valente, do 1° ano do curso de Informática, conta que participar da competição é muito importante para quem está entrando agora na Fundação. “Como entrei nesse ano tive que estudar por conta própria, porque são muitos assuntos, eu gosto muito de biologia e passei essa semana estudando. Acredito que é muito importante a participação dos alunos dos primeiros anos” afirmou.
A Fundação Matias Machline é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, localizada na Av Mário Andreazza, Distrito Industrial de Manaus e há quase 33 anos transforma vidas de jovens e famílias de baixa renda do Amazonas, acreditando e investindo na educação.