Dar asas a quem quer voar

Artigo Publicado no Programa de rádio Vidas Alternativas em Portugal: https://www.vidasalternativas.org/

Autor: Allan Cardoso, Colunista do Programa e Professor de Língua Portuguesa na Fundação Matias Machline

Mudar a vida de alguém é algo incrível! Ouvir a frase: “ essa pessoa mudou minha vida” é algo sublime, principalmente quando a pessoa que mudou a vida de alguém fez isso usando a solidariedade. A solidariedade é o amor em movimento, em execução. Ao ouvir a palavra solidariedade, lembro-me do lugar onde trabalho. Não vou falar de uma pessoa, mas de um lugar e as pessoas que estão lá.

Sou professor de Língua Portuguesa em um dos projetos sociais mais reconhecidos no Brasil, a Fundação Matias Machline. A mídia e a sociedade vêm notando as transformações de vida que o projeto tem feito na vida de jovens e nas suas famílias nesses 34 anos de existência. A Fundação Matias Machline é um projeto social, sem fins lucrativos, que oferece Ensino Médio Técnico gratuito a adolescentes oriundos de famílias de baixa renda no Amazonas. Ela tem um índice de 95% de aprovação nas universidades do Amazonas, além das várias aprovações em vestibulares nacionais e internacionais.

Na semana passada, alguns ex-alunos fizeram palestras on-line falando de como suas vidas mudaram após concluírem o Ensino Médio. Um é engenheiro da Microsoft Corporation, outra é a primeira e única mulher a pilotar o avião Hércules C-130, outros são advogados, professores, empresários, médicos, dentistas, etc. Pessoas que saíram da periferia e tiveram a oportunidade de sonhar e realizar. Conquistaram o mundo e mudaram a vida de suas famílias. Repito: mudar a vida de alguém é algo incrível! Professores dedicados, alunos comprometidos e uma corrente do bem cheia de histórias e amor. Esse lugar mudou minha vida também. Fez-me entender o que é a filantropia, a ser mais humano e mais solidário. A Fundação tem como missão dar asas a quem quer voar e, sem dúvidas, os voos estão sendo altos… bem altos!