A Importância do esporte na escola

Programas Televisivos, Canais de Rádio, Portais na Internet e Outdoors nas ruas, todos ressaltam, inúmeras vezes e de diversas formas, sobre a importância do esporte e sua relação direta com a saúde física. São muitos os benefícios da prática esportiva para o corpo, mas como o esporte age, na prática, em transformações sociais?

Para o Jornalista e Designer Gráfico Leandro Flores, “o esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações surpreendentes”. Estudos da ONU – Organizações das Nações Unidas, destacam que investimentos em esporte diminuem gastos em segurança, pois a cada 2 dólares investidos em esporte, 4 dólares que seriam designados para a segurança são economizados. Isso comprova que o incentivo ao esporte, assim como a educação, permite com que pessoas em vulnerabilidade social possam transformar suas respectivas realidades. Portanto, a conscientização sobre a importância do esporte e a inserção dele deve começar cedo, ainda no ensino escolar básico. Mas quais são os reflexos do incentivo ao esporte nas escolas?

Dentre os benefícios, está o Desenvolvimento em Trabalho em equipe e de novas habilidades, estímulo à disciplina e responsabilidade, potencialização de Atenção e Comportamento, além da formação de alunos mais saudáveis e desenvolvimento do respeito, para que lidem com competições de forma mais saudável. Por acreditar nos benefícios citados, realizamos, do dia 14 ao dia 17 de junho, o 3° JIMM – Jogos Internos Matias Machline. Com diversas modalidades, como Futsal, Vôlei, Queimada, Basquete, Handebol, Natação e Jiu – Jitsu, estudantes colocaram em prática técnicas esportivas e puderam, de forma saudável, interagir com outras turmas e séries. Ao todo, foram mais de xx premiações, com medalhas de ouro, prata e bronze.

“No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e tiram proveito particular de suas vitórias. Heróis vencem quando menos se espera, supera seus próprios limites, e quando recebem os louros dividem suas vitórias com uma nação inteira”, Augusto Branco.

Deixe um comentário

.