Ex-aluna Carlla Martins participa da série de palestras Compartilhando Experiências

Carlla Martins, ex-aluna da Fundação Matias Machline participou, na última quinta-feira (2), da primeira edição da série de palestras Compartilhando Experiências. Durante a programação, Carlla, de 20 anos, contou aos estudantes sobre sua trajetória como empreendedora social, elencou 10 passos para que projetos sociais sejam concretizados, e ressaltou a importância do pensamento solidário e humanitário.

Criadora do Projeto Cosmos, que leva aulas de Astronomia para escolas de Manaus de forma lúdica, divertida e gratuita, Martins conta que as grandes transformações sociais começam de forma pequena. “Eu não posso pensar em começar a fazer alguma coisa quando, por exemplo, eu for presidente da república. Eu posso começar a fazer agora, com as coisas que estão ao meu redor. Posso identificar o problema, me questionar o porquê de ele estar acontecendo e pensar em como posso ajudar a solucionar. Então eu identifiquei que as escolas não ofereciam preparação nenhuma para a Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, e pensei: bom, eu sei sobre astronomia, então posso ensinar para alunos de escolas públicas onde esse conteúdo não é lecionado. Foi assim que surgiu o Projeto Cosmos”, contou.

A graduanda de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, acrescenta que em escolas públicas regulares não recebia nenhuma preparação para olimpíadas ou incentivo para a criação de projetos sociais, mas que esse cenário mudou quando entrou na FMM. “A Fundação Matias Machline foi um divisor de águas na minha vida. Em outras escolas, eu só era avisada das olimpíadas no próprio dia da realização, nem tinha tempo de me preparar, e as bibliotecas ficavam fechadas o dia inteiro. Quando cheguei aqui, me deparei com professores que avisavam com meses de antecedência sobre todas as olimpíadas, inscreviam a escola e preparavam todos os estudantes interessados. Além disso, a biblioteca dava todo o suporte, com livros e revistas que eu sempre desejei ler”, relatou.

Durante a palestra, Carlla elencou ainda etapas importantes para a criação de projetos sociais, como buscar pessoas que tenham objetivos semelhantes, planejar ações, continuar otimista e se preparar para o alcance maior do que o esperado. “Quando eu estava no lugar de vocês (falou aos estudantes), também assistia palestras de ex-alunos e ficava impressionada. Não imaginava que um dia também estaria aqui nessa bancada”, contou. Dentre diversos eventos, Martins foi um dos 10 estudantes selecionados para serem embaixadores e representarem o brasil na Brazil Conference At Harvad & MIT 2019, realizada em abril. Ao fim da primeira sessão, Carlla relatou que ter a oportunidade de voltar para a escola e compartilhar parte da sua trajetória é incrível. “Para mim é uma honra voltar e poder compartilhar também a minha história, inspirar os alunos e mostrar as oportunidades que existem no mundo depois da escola. Essa aqui é a melhor escola de Manaus, então é importante falar que eles estão em um espaço privilegiado, e que se aproveitarem as oportunidades que têm aqui, pode render ótimos resultados. Pra mim é incrível porque é uma forma de retribuir o que essa escola fez por mim”, contou. A estudante ressalta também que a inserção de adolescentes no meio científico é de extrema importância porque comprova que pessoas jovens também têm grande capacidade de criar projetos importantes.

Para a aluna ThiiLyn Nikson, do 2* ano de Informática, a palestra foi de extrema importância porque abriu os olhares dos estudantes para as inconformidades sociais e os estimulou a pensarem em iniciativas que tragam benefícios coletivos. “Como ela disse, a solução para muitos problemas é: não pensar somente em si, mas sim no coletivo. Uma única pessoa pode comover outras para um projeto social e, assim, mudar uma parte da sociedade. É muito importante oferecer conhecimento para outras pessoas”, afirmou. A direção da instituição contou que está de portas abertas para receber Carlla Martins novamente para, juntamente com os outros integrantes do Projeto Cosmos, realizar uma oficina de Astronomia para estudantes da escola.