Ex-aluno da FMM é aprovado em 8 universidades dos EUA

Miguel Zadorosny, ex-aluno de Mecatrônica da Fundação Matias Machline, o maior projeto social de educação da região norte, recebeu, nas últimas semanas, aprovações em quatro renomadas universidades dos Estados Unidos, incluindo a UCLA, considerada 13° melhor universidade do mundo.

O jovem foi aluno da FMM até 2017, quando decidiu se dedicar integralmente ao Programa de Preparação para Universidades Americanas (APPLY). Zadorosny foi aprovado, ainda, na Universty Of Miami, UC San Diego, University Of California Santa Barbara, UC Riverside, Georgia Institute of Technology, University of Wisconsin – Madison, e está na lista de espera da Columbia University, considerada a 3° melhor universidade dos Estados Unidos e 8° melhor do mundo.

Ex-Monitor do Preparar FMM, o estudante conta que as atividades extracurriculares realizadas enquanto era aluno da Fundação foram um ‘peso a mais’ para as aprovações. “Ao contrário das universidades brasileiras, as universidades no exterior valorizam o aluno como um todo. Portanto, apesar de boas notas nas provas e histórico escolar serem importantes, também consideram atividades extracurriculares, vivências e prêmios conquistados pelo indivíduo ao longo da sua vida. Nesse quesito, o contato que eu tive na Fundação com Olimpíadas acadêmicas, projetos técnicos e trabalhos voluntários foi de extrema importância para diversificar o meu currículo e mostrar diferentes habilidades”, afirmou.

O jovem, de apenas 17 anos, contou também que o trabalho de educação desenvolvido na FMM, baseado no desenvolvimento pessoal, maturidade e responsabilidade, é exatamente o formato necessário para o crescimento de uma sociedade ambiciosa. “Se todos os alunos do ensino médio fossem encorajados a buscar sempre mais como são na Fundação, a ciência e tecnologia brasileira não seria tão negligenciada”, apontou. Por fim, ao dar dicas para que outros alunos possam também alcançar resultados satisfatórios, Zadorosny ressaltou que todos estão sujeitos a decepções, mas que não se pode deixar desestimular. “Eu diria (para os alunos): deem sempre o máximo e sejam ambiciosos. Seja na prova do quarto bimestre que você já está passado ou na prova de recuperação que precisa de nove, dê o seu máximo. Não se contente com oito, busque sempre o dez. Isso vale para qualquer situação. Todos passamos por decepções, então não se desestimulem com resultados ruins, outras portas se abrirão se você continuar interessado”, frisou.

Luziane Cavalcante, Coordenadora Pedagógica da Fundação, conta que as aprovações são motivos de orgulho da equipe de colaboradores. “A conquista dele também é nossa conquista. Todos os professores estão muito felizes, pois é um garoto excepcional. Quando ele nos contou que teve a decisão de não continuar conosco no 3° ano pois seria o ano decisivo para o vestibular diferenciado, disse que não havia sido uma decisão fácil, mas que os anos como aluno da FMM foram muito importantes para a realização desse sonho”, afirmou. A coordenadora ressaltou, ainda, que a trajetória de Zadorosny na instituição foi exemplar dentro das salas de aula e repleta de medalhas em olimpíadas, pois sempre se dedicou mais do que o esperado. “Ele é o exemplo de que basta ter determinação para alcançar os objetivos, e saber que a Fundação contribuiu com o aprendizado dele para que se tornasse um excelente aluno é de grande felicidade”, relatou.

Por fim, a coordenadora contou que o estudante foi convidado para ministrar uma palestra para os alunos da FMM, compartilhar das experiências e dar orientações sobre a trajetória até as aprovações. A palestra deverá ocorrer na primeira semana de maio. A Fundação Matias Machline, localizada na Av. Mário Andreazza, Distrito Industrial de Manaus, é um projeto social que há 33 anos contribui para trajetórias de sucesso, oportunizando, por meio da educação, disciplina, desenvolvimento pessoal e técnico.

O aluno se coloca à disposição não só da fundação, mas também para qualquer outra instituição que tenha interesse em saber mais sobre a sua trajetória.
Para contato: Miguelzadorosnys@gmail.com