FMM é a primeira Escola do Amazonas a implementar Flag football

A Fundação Matias Machline, um dos maiores Projetos Sociais de educação da Região Norte, implementou, este ano, o Flag football, modalidade de futebol americano que estimula o trabalho em equipe, concentração, disciplina e agilidade sem contato físico voluntário.

Implementada de forma adaptada pela professora de Educação Física, Bárbara Cristina, a modalidade surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 40, chegou ao Brasil no final do último século e leva esse nome porque os atletas jogam com duas flags (em português, bandeiras), presas nas laterais do corpo.A professora, ex-integrante da Seleção Brasileira de Flag football, conta que a modalidade foi implementada com o objetivo de inovar nas práticas esportivas da Instituição, dando visibilidade ao esporte e apresentando-o aos estudantes da melhor maneira possível. “A ideia surgiu porque eu pratico a modalidade. Então pensei: Sou atleta, professora de Educação Física e trabalho em uma escola, por que não desenvolver um projeto novo na instituição? então no ano passado apresentei o flag todo adaptado para a direção, que aprovou a ideia”, contou.

A profissional explica, ainda, que para a prática da modalidade são necessários dois times, sendo um de defesa e outro de ataque. “O objetivo do jogo é, aos poucos, ganhar o território do time de defesa até alcançarem a linha de touchdown (linha que marca o fim do território adversário). Sempre que as flags são retiradas, a jogada é pausada e se inicia uma nova”, explica, ressaltando que muitos alunos, antes desinteressados em atividades físicas, se comprometem com o flag football.

A FMM é a primeira escola do Amazonas a implementar o esporte como modalidade na disciplina de Educação Física. Para a estudante Isadora Aguiar, ser uma das primeiras pessoas a terem contato com a modalidade no estado é um privilégio. “É inspirador e uma oportunidade imensa que estamos tendo. Ser a primeira escola a implementar esse esporte é sensacional e inspirador”. A modalidade é ministrada para as turmas de 2 e 3 ano, que já estão adaptados às atividades da escola, e faz parte do novo projeto de Educação Física, unindo, por meio de diversas modalidades, atividades físicas e alto rendimento escolar.