FMM ensina valores e disciplina a adolescentes do “Jovem Aprendiz Legal”

A Fundação Matias Machline – Um dos Maiores projetos de educação da região norte, ensina valores da instituição, noções de ações administrativas e disciplina a 7 adolescentes do projeto “Jovem Aprendiz Legal”.

Na FMM, o programa é uma parceria com o Ministério do Trabalho e atende jovens em vulnerabilidade social que, na Fundação, vivenciam o ambiente educacional para que percebam o poder transformador da educação além das atividades desenvolvidas, contou Nancy Cavalvante, Diretora de Ensino e Pesquisa da FMM. A parceria foi proposta por Emerson Victor Hugo de Sá, ex-aluno da Instituição e atual Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho.

Criado em 2005, o programa insere menores de idade no mercado de trabalho sem comprometer o rendimento escolar, oferecendo bolsa-auxílio mensal e aulas complementares semanalmente. Na FMM, além de pôr em prática ações administrativas em diversas áreas, jovens do programa mantêm contato com o processo educacional de qualidade e compreende a importância do trabalho em equipe para o projeto social. Para Débora Freires, secretária da Fundação que orienta dois integrantes do projeto, o desenvolvimento é gradual e notório, pois o ambiente escolar incentiva a proatividade.

Com 4h de trabalho e aulas complementares de capacitação por meio de um contrato de dois anos, os jovens desenvolvem atividades nas áreas de Coordenação Pedagógica, Segurança do Trabalho, Comunicação e Multimídia, Secretaria e Biblioteca. Tainara Souza da Silva (14), jovem aprendiz na FMM há 4 meses, conta que as aulas complementares orientam, mas que estar na FMM é diferenciado porque coloca em prática o conhecimento adquirido em um ambiente de trabalho coletivo. A estudante do 9°ano do Ensino Fundamental conta, ainda, que a experiência na Fundação é a primeira no mercado de trabalho e ressalta a vontade de se tornar aluna da FMM. “As pessoas me ensinam, me orientam nas tarefas administrativas, eu aprendo muito. Aqui é uma escola evoluída e estruturada, os professores são muito bons, nos ensinam e mostram a nossa capacidade.” relatou.

A jovem é um dos mais de 1200 inscritos do programa Preparar FMM 2019, que terá início no sábado (9), e prepara finalistas do ensino fundamental para o processo seletivo da instituição. Eliane Silva dos Santos, mãe de Tainara, conta que a experiência na Fundação resulta em melhorias no desempenho escolar e na organização doméstica porque designa responsabilidades, destacando também a vontade de ver a filha como estudante na Fundação.

Para aluna Daiane de Souza Dias, Jovem Aprendiz alocada na secretaria da FMM, a experiência na instituição possibilita desenvolvimento em diversas atividades. “É bom porque aprendemos várias coisas todos os dias em uma rotina diferente, isso faz com que eu ganhe independência e motivação, fazendo eu me sentir mais confiante”, contou. A estudante ressalta que trabalhar na FMM gera amadurecimento e compreensão de coisas novas.

A Fundação Matias Machline é uma instituição beneficente sem fins lucrativos, com sede na Av. Mário Andreazza, -Distrito Industrial de Manaus, e busca, através de parcerias, dar oportunidades de estudo e trabalho para jovens em vulnerabilidade social, preparando-os para o mercado de trabalho e acreditando no poder transformador da educação e disciplina.