FMM promove atividades recreativas pós – provas institucionais

A Fundação Matias Machline – FMM promoveu, na última semana, uma série de atividades recreativas após as provas institucionais, possibilitando momentos de descanso e descontração aos estudantes.

Por acreditar que todo estudo requer uma pausa para melhorar o aproveitamento, são oferecidas atividades como Xadrez, Dominó, Jogo de Damas, Tênis de Mesa, atividades físicas como Queimada, Futsal, Handebol, Dança e Basquete, além de jogos virtuais, Quiz e Karaokê. A Diretora de Ensino e Pesquisa, Nancy Cavalcante, conta que as atividades foram idealizadas pensando em proporcionar momentos de descontração para os estudantes após as provas institucionais. “Todo estudo requer uma pausa para desafogar o cérebro e foi pensando nisso que a Fundação criou o momento recreativo, pois todo fluxo de atenção precisa de um momento de folga para que as conexões cognitivas possam ser restabelecidas e melhorar o desempenho na prova do dia seguinte. Eles também foram orientados a não estudarem durante o momento de recreação, para que percebam o quanto ficam mais produtivos quando descansam”, afirmou.

Luziane Cavalcante, Coordenadora Pedagógica da FMM, conta que as reações dos estudantes são positivas e também ressalta a importância do descanso para o aproveitamento. “Hoje (9) alguns alunos vieram até nós agradecendo a iniciativa. E para um aluno agradecer por uma atividade em uma semana de provas institucionais intensa, é porque esse momento de pausa realmente está sendo produtivo. Se nós, adultos, precisamos de momentos de pausa para, as vezes, perceber soluções para problemas que achávamos muito difíceis, eles (os estudantes) também precisam”, relatou. A Coordenadora acrescenta ainda que na semana de provas institucionais os alunos são orientados a, quando chegarem em casa, não entrarem em fluxos intensos de estudo, e sim fazerem apenas leituras superficiais e descansarem para o dia seguinte.

A aluna Daniele Paiva, do 2 ano de Eletrônica, conta que a tensão é comum após as provas institucionais, e que as atividades recreativas contribuem para o descanso mental. “Quando termino de fazer as provas fico preocupada com o resultado e com as avaliações do dia seguinte, então essas atividades me ajudam a relaxar. Me desligo dos compromissos, me divirto nas diversas modalidades, e quando chego em casa ainda consigo descansar e estudar melhor para o dia seguinte. Os meus colegas de turma também estão muito felizes com as novidades, porque perdem a vergonha de cantar e dançar, por exemplo”, afirmou.
A Fundação Matias Machline é um projeto social, localizado na Av. Mário Andreazza, Distrito Industrial de Manaus, que busca, por meio de iniciativas inovadoras, contribuir para a melhoria no desempenho escolar e bem-estar de seus beneficiados.