Fundação dá início às aulas do Preparar FMM 2019

A Fundação Matias Machline deu início, no último sábado (9), às aulas do Preparar FMM 2019, curso preparatório gratuito voltado a estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental que desejam se preparar para o processo seletivo da instituição. Nesse ano, mais de 1000 alunos se inscreveram no projeto entre o dia 08 de fevereiro e o último dia 06, quando as inscrições foram encerradas.

No primeiro dia de aula, diversos alunos e responsáveis chegaram com pelo menos 1h de antecedência na Fundação para conferir nomes e salas nas listas. Com início às 7h30, os alunos realizaram, de forma alternada, uma avaliação diagnóstica e assistiram à Apresentação da FMM. Realizada por Nancy Cavalcante, Diretora de Ensino e Pesquisa e Luziane Cavalvante, Orientadora Pedagógica, a apresentação explicou a história, infraestrutura, regras, valores como projeto social, resultados alcançados e objetivos para 2019. Também foram apresentados os membros da equipe da instituição, Coordenadora Pedagógica, professores coordenadores e tutores do Preparar FMM. Para Alderlane Aquino, coordenadora técnica do projeto, a avaliação diagnóstica é indispensável para o planejamento das aulas. “A avaliação diagnóstica é uma ferramenta essencial para nossos professores tutores pois ajuda a identificar em quais conteúdos do currículo os alunos apresentam necessidades de aprendizagem. Como só temos um encontro semanal, precisamos ser assertivos”, afirmou.

A estudante Rhana Amorim, de 14 anos, conta que realizou a inscrição logo nos primeiros dias para não perder a chance de participar do Preparar. “Me inscrevi assim que as inscrições começaram. É a primeira vez que venho na escola e achei um lugar muito bonito. Gostei muito da tutora e da pedagoga, que interagiram bastante e incentivaram os alunos a continuarem no preparatório”, afirmou. A jovem acrescentou que pretende se dedicar no projeto e retornar para a FMM no ano que vem como aluna da Fundação. Para Jackelyne de Oliveira (15), aluna da FMM oriunda do Preparar, o projeto é de suma importância para a capacitação de estudantes que se dedicam verdadeiramente. “A Fundação é uma das melhores escolas da Região Norte e o Preparar vai dar a base para se prepararem para a prova. Eu recomendo a eles persistência e disciplina, obviamente serão cobrados mas não devem desistir com as dificuldades, afinal eles têm um sonho e um objetivo”, afirmou. A Aluna ressalta que a dedicação durante o Preparar 2018 está valendo a pena. “Entrei nesse ano e é uma experiência incrível poder estar na Fundação, com os professores, os projetos e toda essa estrutura”, concluiu.

Para Elienai Mourão, Escrivã da Polícia Civil, ex-aluna da Fundação e mãe de Isac Mourão, estudante do Preparar FMM, o projeto é inovador porque, além de abrir portas para alunos que almejam estar na Fundação, dá oportunidades para estudantes de baixa renda. “Eu, como ex-aluna, estou maravilhada com esse projeto e com as pessoas que atende. Eu sou uma das beneficiárias (da Fundação) entrei aqui em 1992, e o ensino da Fundação me abriu muitas portas. O Projeto é excelente. A minha expectativa é que o projeto amplie a visão do meu filho em relação ao mercado de trabalho, tenho certeza que aqui ele vai começar a sonhar alto, com uma faculdade melhor e até quem sabe ir para o estrangeiro. Vai ajudá-lo a alcançar novos voos”, afirmou. Para Nancy Cavalcante, Diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, a equipe da FMM estava ansiosa para receber os novos alunos. “É uma mistura de ansiedade, grandes expectativas e grande felicidade de podermos proporcionar para esse grupo de pessoas que sonham em estar aqui sendo nossos alunos”, concluiu.

A Fundação Matias Machline é uma instituição beneficente sem fins lucrativos, com sede na Av. Mário Andreazza, -Distrito Industrial de Manaus, e busca, por meio de projetos, dar oportunidades de transformação social para jovens em vulnerabilidade social. Atualmente, mais de 40 % dos estudantes da FMM são oriundos do Preparar.