Fundação Matias Machline retoma as aulas presenciais

Com o registro de queda de mortes e casos todos os dias da Pandemia de COVID 19, as aulas presenciais estão sendo retomadas em todo país. A preocupação é que este retorno ocorra a partir de planejamentos de prevenção da vida dos alunos e da sociedade em geral.

Excelência em Educação à Distância

O Ensino a distância da FMM se tornou referência no Amazonas, adotando um modelo de aprendizagem eficaz na junção de tecnologia e estratégia pedagógica. Os alunos acompanhavam as aulas em tempo integral, com mesma dedicação que a presencial utilizando plataformas Geekie One e Google Education, que disponibilizaram os seus sistemas gratuitamente para a Fundação. Assim, a FMM chegou ao patamar excelente de EAD- Educação à Distância.

Segundo a pedagoga Josyane Moraes, “A ação pedagógica tem sido constante por meio de feedbacks de reuniões com os alunos, percepções do andamento das aulas e relatórios de frequência”. Todas as ações foram tomadas a partir das análises:

• Disponibilização da aula gravada;
  • Roteiros de estudos com os conteúdos em PDF, vídeo-aulas extras e apostilas, materiais off-line;
  • Plantão de atendimento tira dúvida nos horários extraclasse com os professores da disciplina;
  • Criação do Projeto Conectados: acompanhamento social e psicológico dos alunos com ações culturais para promover a saúde física e mental;
  • Aulas de educação física com o mesmo propósito do projeto conectados;
  • Atendimento psicológico online
  • Reuniões semanais com os representantes de classe para acompanhamento das demandas das turmas;
  • Ampliação dos canais de comunicação da FMM: WhatsApp Corporativo para cada pedagoga e psicóloga, meet do Google Education para reuniões e aulas ao vivo; pacote G Suite para alunos e professores.

Retorno às aulas presenciais

Em virtude do decreto nº 42.330, de 27 de maio de 2020 que dispõe sobre o cronograma de retomada gradual das atividades acadêmicas presenciais em Manaus.

A Fundação Matias Machline adotou o retorno gradual do ensino presencial de forma híbrida (presencial e online) a partir do dia 20 de julho de 2020. Algumas atividades continuarão sendo realizadas à distância e outras de forma presencial, com adequações para deixar o ambiente escolar mais seguro:

• Todas as turmas foram divididas em duas salas, mantendo aproximadamente 20 alunos por sala, com um distanciamento previsto de 1,5 m entre cadeiras;
  • Todas as salas de aulas terão dispositivos de álcool gel e orientações para prevenir o COVID;
  • Uso obrigatório de máscara para alunos, professores e colaboradores;
  • Higienização constante dos ambientes escolares como: sala de aula, banheiros, refeitório e demais dependências;
  • Vigilância e controle gradativo do uso do banheiro para evitar aglomerações;
  • Medição de temperatura na entrada da Instituição e higienização das mãos;
  • Acompanhamento do ambulatório médico junto aos alunos.

A diretoria de Ensino Nancy Cavalcante, fala sobre o trabalho diferenciado que ocorre na Fundação,

“São mais de mil vidas que são confiadas à Fundação, por famílias que deixam seus filhos conosco. Nos preocupamos com ensino de qualidade, mas temos grandes preocupações com a saúde e bem-estar de todos nossos alunos, trabalhamos com ações educativas intensivas e de orientações constantes, por meio de cartazes e banners sobre a Prevenção e álcool em todas as salas de aulas, orientações sobre as mudanças de hábitos nos espaços como sala de aula, em banheiros, restaurante e em todos ambientes. A Fundação não mede esforços para que as aulas não parem e mantenha a segurança dos nossos alunos e colaboradores”.

A diretora ainda fala que a Fundação estará acompanhando o comportamento da pandemia em Manaus, e se necessário será revisto o plano de retorno presencial, sempre buscando a segurança de todos.