Fundação reformula seus programas nos cursos de Filosofia, Sociologia e Língua Inglesa voltados aos alunos do Projeto Social

A reformulação nos programas dos cursos de Sociologia e Filosofia prometem após três anos de estudos, ajudar na formação um cidadão mais crítico e consciente do seu papel perante a sociedade, assim como as mudanças inovadoras no programa do curso de Língua Inglesa espera formar os alunos da FMM na fluência no idioma e conhecedores da cultura norte americana.

Apesar de inovadores os programas complementam as ementas curriculares sem ferir as diretrizes exigidas pelo MEC e ajudam a fortificar nossa missão e valores. A expectativa é que causem um impacto positivo na educação dos muitos jovens que fazem parte do Projeto Social Ensino Médio Técnico da fundação Matias Machline.

O curso de filosofia objetiva as análises dos acontecimentos históricos, as transformações sociais, e as inovações tecnológicas sob a ótica da Filosofia, e se apresentara ao longo dos três anos da seguinte forma:

1º ano – Análise filosófica, tomando como base os acontecimentos históricos até a 2ª guerra mundial;

2º ano – A filosofia no pós 2ª guerra mundial até o fim do século XX;

3º ano – As grandes evoluções tecnológicas, os efeitos das mídias sociais, entre outros acontecimentos da atualidade a partir da visão filosófica.

Já o de Sociologia, visa compreender as mudanças sociais a partir da relação entre o indivíduo e a estrutura social no âmbito local e global, tendo como base de análise os acontecimentos históricos, as transformações sociais e políticas bem como as inovações tecnológicas, e estará dividido da seguinte forma:

1º ano – A sociologia clássica, diversidade cultural;

2º ano – No a sociologia e sociedade contemporânea;

3º ano – A atualidade sociológica através do estudo da globalização, diversidade social e cultural no séc. XXI, a política e os movimentos sociais no Brasil e no mundo.

A ideia é que os cursos sejam mais que meros componentes curriculares, e que atuem na verdadeira formação do aluno como cidadão conhecedor dos problemas sociais e formador de opinião.

Para o curso de Língua Inglesa a proposta é mais ousada e se compromete a promover uma revolução na forma tradicional do estudo da língua inglesa para o ensino médio. Para tanto, além dos professores de língua inglesa, que já fazem parte do corpo docente da fundação e encarregam-se do ensino com foco na gramatica e na conversação, um professor nativo norte-americano, atuará na orientação e no ensino dos alunos quanto à Cultura Inglesa, e nos três anos de curso será dividido em:

1º ano – Foco na gramatica;

2º ano – Foco da Conversação;

3º ano – Imersão na cultura americana no com professor americano e aulas 100% em inglês. Conteúdo divido por bimestre sobre os temas: História, Comida, Cotidiano (vida profissional, política etc.), Sistema escolar.

Outro diferencial desse programa é que cada turma será separada em duas, com o propósito de melhorar o aprendizado, tornando o contato com a matéria algo mais pessoal, facilitando a compreensão do idioma e ao final dos três anos de curso os alunos não precisarão frequentar cursos particulares de inglês para garantirem a fluência do idioma.