Histórias de superação marcam o maior projeto social de educação do norte do país

A Fundação Matias Machline – FMM é reconhecida pela sociedade como um dos maiores projetos sociais de educação do norte do país, oferecendo Ensino Médio Técnico gratuito à estudantes oriundos da rede pública e de baixa renda. Há mais de 32 anos transformando a vida de milhares de jovens no Amazonas, a instituição já revelou diversos talentos em vários segmentos de atuação profissional e, atualmente, aprova mais de 95% dos alunos em universidades e instituições de renome no ensino superior do Amazonas e do Brasil.

Dentre as muitas histórias exemplos de sucesso, orgulho e superação está a da aluna ex-aluna, Joyce de Souza Conceição, da turma de Eletrônica de 2002. No mesmo ano Joyce foi aprovada no vestibular da Academia da Força Aérea Brasileira e, hoje, ocupa o posto de capitão da Força Aérea Brasileira (FAB), fazendo história na instituição quando se consagra como a primeira mulher no Brasil a pilotar o C-130 Hercules. A ex-aluna também fez parte da turma pioneira de aviadores da FAB e é, até o momento, a única mulher a pilotar uma aeronave militar na Antártica.

Outro exemplo de superação e dedicação aos estudos vem do ex-aluno, Marcello Mota, da turma de Mecatrônica de 2000, um dos responsáveis pelo lançamento do satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégicas (SGCD). O satélite, exclusivamente brasileiro, é dedicado a comunicações estratégicas do Governo e promete ampliar a oferta de internet banda larga para áreas remotas e longínquas do Brasil.

Assim como essas, outras histórias fazem parte da trajetória da instituição. Para a diretora de Ensino e Pesquisa da FMM, Nancy Cavalcante, através da educação a Fundação viabiliza a transformação nas vidas dos beneficiados. “A Fundação Matias Machline desenvolve um trabalho social louvável junto a esses jovens, muitos, vindos de escolas públicas e sem condições financeiras de se manterem em uma escola de excelência como a fundação. Aqui, eles podem ser protagonistas de histórias de sucesso acadêmico e profissional. Somos os agentes de transformação desses jovens, e cada história de realização profissional nos dá orgulho, reafirma nossos propósitos e a nossa certeza de que estamos no caminho certo” afirmou.

Atualmente, o projeto Social Fundação Matias Machiline é mantido pela Digitron da Amazônia, e está situado na Av. Mário Andreazza – Distrito Industrial de Manaus. A Instituição busca apoio para novos mantenedores do projeto social. Para conhecer mais sobre o trabalho social desenvolvido, basta acessar: www.fundacaomatiasmachline.org.br.

Fotos: Acervo Pessoal