Mais de 110 alunos da FMM são premiados como destaques no Heróis da Educação 2018

A Fundação Matias Machline certificou, na última semana, 42 alunos destaques no projeto Heróis da Educação, referente ao ano de 2018, e apresentou o regulamento do projeto para 2019. Na ocasião foram premiados 1° lugar geral, 1°, 2° e 3° lugar de cada turma e 2 turmas com melhores desempenhos de toda a instituição.

A premiação ocorreu no auditório Soom Nam Park, e contou com a presença de estudantes e colaboradores da instituição. O Heróis da Educação é um projeto baseado em uma série da Marvel e busca, por meio da gamificação, incentivar o esforço individual e em equipe, para que, através de um ótimo desempenho escolar, os estudantes possam conquistar as 4 “Jóias do poder”. Luziane Cavalcante, Orientadora Pedagógica da FMM, conta que o projeto foi implementado no segundo semestre de 2018 de forma introdutória, baseado primeiramente em 4 metas fundamentais, sendo elas: Maior média da turma, Menor número de Advertências e suspensões, Votação dos professores sobre turmas que se destacaram e menor número de alunos em Recuperação Final. A orientadora conta, ainda, que a premiação reconhece os destaques e estimula outros estudantes para que também alcancem as melhores médias. “É muito importante porque esses alunos são cobrados pelas notas, pelo comportamento e pelo bom rendimento. Em contrapartida precisamos valorizar o esforço que eles fazem, e a forma que encontramos foi essa premiação simbólica para os melhores alunos e as melhores turmas”, afirmou, acrescentando que as turmas 1° AM e 2°BM, que alcançaram os melhores resultados coletivos e as alunas Valéria Ribeiro, do 2°CM e Letícia Feleol, do 3°AE, que alcançaram os melhores resultados individuais, serão premiadas com uma seção no cinema programada para o dia 11 de março.

A aluna Valéria Ribeiro da Silva, da turma 2°CM, premiada em 1° lugar da turma 1°CM e 1° lugar geral, como melhor média da Fundação, conta que o reconhecimento é resultado de esforço individual com longas jornadas de estudo e ressalta o formato dinâmico do projeto. “Dá pra associar as imagens dos heróis com os projetos e as metas a cumprir: os vilões, os obstáculos que vivemos no dia a dia e as jóias do poder”, afirmou. A aluna ressalta que o programa, além de incentivar o estudo individual, promove a mobilização entre estudantes, que criam grupos de estudo presenciais e virtuais e, assim, de forma coletiva, buscam ser destaques no Heróis da Educação. Ainda na premiação, foi apresentado o regulamento do “Heróis da Educação 2019”, dotado de orientações, regras, pontuações e punições do projeto.

A Diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, Nancy Cavalcante, explica que a premiação é importante pois estimula o jogo e, por meio de premiações bimestrais, permite aos estudantes saberem onde podem melhorar, tanto no desempenho individual quanto no coletivo. A Diretora acrescenta que, com o novo regulamento, o objetivo do jogo é desafiar os estudantes a saírem da zona de conforto. “Um jogo só se torna interessante se tiver desafios, se permanecer na zona de conforto se torna chato. Então queremos trazer o universo lúdico para dentro da escola, e fazer os estudantes perceberem que estudar pode ser divertido e trazer excelentes resultados. Se as regras forem seguidas, será criado um perfil de estudo que vai beneficiá-los, melhorando o desempenho acadêmico”, afirmou. Cavalcante explica, ainda, que o objetivo do projeto em 2018 foi auxiliar no processo de adaptação de novos alunos, e que nesse ano o programa visa estimular a união entre os alunos, para que estudem juntos e possam conquistar, além do êxito individual, as premiações coletivas.