A Fundação Matias Machline certificou, na última semana, 42 alunos destaques no projeto Heróis da Educação, referente ao ano de 2018, e apresentou o regulamento do projeto para 2019. Na ocasião foram premiados 1° lugar geral, 1°, 2° e 3° lugar de cada turma e 2 turmas com melhores desempenhos de toda a instituição.

A premiação ocorreu no auditório Soom Nam Park, e contou com a presença de estudantes e colaboradores da instituição. O Heróis da Educação é um projeto baseado em uma série da Marvel e busca, por meio da gamificação, incentivar o esforço individual e em equipe, para que, através de um ótimo desempenho escolar, os estudantes possam conquistar as 4 “Jóias do poder”. Luziane Cavalcante, Orientadora Pedagógica da FMM, conta que o projeto foi implementado no segundo semestre de 2018 de forma introdutória, baseado primeiramente em 4 metas fundamentais, sendo elas: Maior média da turma, Menor número de Advertências e suspensões, Votação dos professores sobre turmas que se destacaram e menor número de alunos em Recuperação Final. A orientadora conta, ainda, que a premiação reconhece os destaques e estimula outros estudantes para que também alcancem as melhores médias. “É muito importante porque esses alunos são cobrados pelas notas, pelo comportamento e pelo bom rendimento. Em contrapartida precisamos valorizar o esforço que eles fazem, e a forma que encontramos foi essa premiação simbólica para os melhores alunos e as melhores turmas”, afirmou, acrescentando que as turmas 1° AM e 2°BM, que alcançaram os melhores resultados coletivos e as alunas Valéria Ribeiro, do 2°CM e Letícia Feleol, do 3°AE, que alcançaram os melhores resultados individuais, serão premiadas com uma seção no cinema programada para o dia 11 de março.

A aluna Valéria Ribeiro da Silva, da turma 2°CM, premiada em 1° lugar da turma 1°CM e 1° lugar geral, como melhor média da Fundação, conta que o reconhecimento é resultado de esforço individual com longas jornadas de estudo e ressalta o formato dinâmico do projeto. “Dá pra associar as imagens dos heróis com os projetos e as metas a cumprir: os vilões, os obstáculos que vivemos no dia a dia e as jóias do poder”, afirmou. A aluna ressalta que o programa, além de incentivar o estudo individual, promove a mobilização entre estudantes, que criam grupos de estudo presenciais e virtuais e, assim, de forma coletiva, buscam ser destaques no Heróis da Educação. Ainda na premiação, foi apresentado o regulamento do “Heróis da Educação 2019”, dotado de orientações, regras, pontuações e punições do projeto.

A Diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, Nancy Cavalcante, explica que a premiação é importante pois estimula o jogo e, por meio de premiações bimestrais, permite aos estudantes saberem onde podem melhorar, tanto no desempenho individual quanto no coletivo. A Diretora acrescenta que, com o novo regulamento, o objetivo do jogo é desafiar os estudantes a saírem da zona de conforto. “Um jogo só se torna interessante se tiver desafios, se permanecer na zona de conforto se torna chato. Então queremos trazer o universo lúdico para dentro da escola, e fazer os estudantes perceberem que estudar pode ser divertido e trazer excelentes resultados. Se as regras forem seguidas, será criado um perfil de estudo que vai beneficiá-los, melhorando o desempenho acadêmico”, afirmou. Cavalcante explica, ainda, que o objetivo do projeto em 2018 foi auxiliar no processo de adaptação de novos alunos, e que nesse ano o programa visa estimular a união entre os alunos, para que estudem juntos e possam conquistar, além do êxito individual, as premiações coletivas.

One thought on “Mais de 110 alunos da FMM são premiados como destaques no Heróis da Educação 2018

1. Rosinete Lopes de Oliveira says:

Bom dia,gostaria de saber quando o aluno não é avisando que tem que comparecer no dia previsto na instituição, ele poderá ir no próximo sábado ou não já perdeu a vaga.