Fundação Matias Machline oferece aos alunos avaliação primária da visão

Nesta sexta-feira, 29 de junho, alunos da Fundação Matias Machline participaram de um mutirão optométrico, realizado no próprio ambulatório da instituição, em parceria com a equipe de optometristas do Amazonas e Ótica Visão Amazônica.

A optometria é uma área que cuida especificamente da saúde primária da visão.

A ação tem como objetivo identificar problemas visuais que possam atrapalhar o desempenho escolar dos alunos. Dois especialistas em optometria da Associação de Ópticos e Optometristas do Amazonas (Assooam) atendem os estudantes desde as 8h.

Durante os atendimentos pela manhã, cerca de 40 jovens foram diagnosticados com algum problema visual, e receberam gratuitamente armações de óculos.

Foto: Divulgação/FMM

O especialista em optometria Janderson Lima explicou a importância de os alunos passarem por uma avaliação, já que muitos deles têm contato direto com equipamentos eletrônicos como computadores e celulares, o que pode facilitar o surgimento de problemas de visão.

“Com esse trabalho, conseguimos levar qualidade visual às pessoas, principalmente nessa fase da adolescência, com o uso constante de celular e computador, cuja incidência de luz pode modificar um pouco o sistema de visão. Por meio desse cuidado primário, podemos ajudar a melhorar a qualidade visual e diminuir o déficit de aprendizagem”, disse ele.

Atendimento

Os alunos começam o teste avaliando a acuidade visual. Durante o exame, os jovens precisam dizer se enxergam o que está escrito em um quadro com letras com tamanhos diferentes, tendo um dos olhos vendados.

O segundo especialista faz o teste de refração, no qual os alunos utilizam o equipamento chamado armação de prova, semelhante aos óculos. O profissional oferece várias lentes para que o paciente descreva qual a ideal para enxergar melhor.

Outro equipamento utilizado durante as avaliações foi o autorrefrator, que detecta erros de refração do paciente e permite obter o diagnóstico de cada aluno.

Ana Flávia Menezes, uma das alunas do primeiro ano da Fundação, disse que sente dificuldade de enxergar há dois meses, mas por falta de tempo e pela questão financeira não pôde comprar os óculos de grau. Ela foi diagnosticada com astigmatismo e miopia.

“Tenho dificuldade de enxergar letras pequenas e ver com clareza objetos muito distantes. O especialista me mostrou várias lentes e disse qual ficaria melhor, foi muito bom. É ótima essa oportunidade de receber óculos gratuitos”, contou a adolescente.

Foto: Divulgação/FMM

Os atendimentos terminam às 16h desta sexta (29) e a expectativa é de que mais de 400 alunos da Fundação Matias Machline sejam atendidos durante o mutirão.

Deixe um comentário

.