O que é solidariedade?

Apesar de ter sua importância reconhecida, a solidariedade não é um dos valores mais simples de serem trabalhados, pois existem diversas ideias que devem ser desmistificadas. Antes da definição, afirmamos: Ser solidário não é dar esmola.

Originada no Francês Solidarité, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Ser solidário não é dar esmola porque a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos. E sua também!

Como valor essencial, a solidariedade é um valor que transpassa todos os âmbitos, tanto o jurídico, por meio da solidariedade tributária, quanto o sociológico, sendo discutida por grandes sociólogos como Émile Durkheim. Mas para ser solidário é necessário, primeiramente, abrir os olhos para situações que nos cercam e questionar: Como posso ajudar?

Em Manaus, uma das formas que você pode ajudar é contribuindo para a educação de jovens carentes! Nós, Fundação Matias Machline, somos um projeto social que oferece ensino médio-técnico para adolescentes da periferia de Manaus. Juntos, contribuímos para transformações nas vidas de centenas de jovens em vulnerabilidade social. Ajude você também nessa transformação! Acesse aqui e confira as maneiras de contribuir para a nossa sustentabilidade. Nos ajude, doe!