Por que descansar em meio a rotina?

A importância da organização para um desempenho acadêmico satisfatório é indiscutível. Dividir horas de estudo para cada temática, alimentar-se de forma saudável, usufruir de boas horas de sono e incluir momentos de lazer na rotina, contribui para a concentração e, assim, torna o processo de aprendizagem mais proveitoso. Mas qual a verdadeira importância do descanso para o estudo e como a falta dele reflete em nossas vidas?

Um artigo publicado no site A Mente é Maravilhosa, listou 3 consequências da falta de momentos de descanso físico e mental.
1° Diretamente ligada com atividades que exigem esforço psicológico, é a Redução das Capacidades Mentais, que ocasiona a diminuição na efetividade de alguns processos psicológicos, como Inteligência, Atenção e Memória.

2° São os Problemas de Saúde que podem ser ocasionados pela falta de descanso, como doenças do coração e pressão arterial elevada.
3° Diminuição do Bem-estar em geral é a consequência citada e está relacionada com a falta de horas de sono. Segundo o artigo, dormir pouco está relacionado com o aumento do Cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”.

Por acreditar que todo esforço requer uma pausa, as atividades normais da instituição foram reestabelecidas no último dia 10,  após um recesso institucional que marcou o fim do 2° semestre. Precisamos descansar para que, saudáveis, se alcancem resultados cada vez melhores.

Deixe um comentário

.