Projeto “Heróis da Educação” é apresentado aos alunos da Fundação Matias Machline

A Fundação Matias Machline – Um dos maiores projetos sociais de educação da região norte, localizada na Av. Ministro Mário Andreazza, bairro Distrito Industrial de Manaus, apresentou aos estudantes da instituição o projeto “Heróis da Educação”. Na primeira etapa da atividade foram ministradas palestras com temáticas que visaram familiarizar os alunos com o projeto, abordando maneiras de como melhorar o processo de aprendizagem e rendimento escolar, além de estimular o trabalho em equipe.

Inspirado na série popular da Marvel, o projeto visa incentivar os alunos ao estudo de forma atrativa e gameficada utilizando referências do universo jovem. De maneira dinâmica, o “Heróis da Educação” define um herói para cada turma. As quatro “Joias do infinito” equivalem às virtudes do bom aluno e são simbolicamente representadas por cores. Todas as joias devem ser conquistadas por meio de atividades realizadas durante o ano, incentivando esforço individual, solidariedade e união sem criar um sistema de disputa. A programação teve início no dia 4 de fevereiro e, nas últimas duas semanas, participaram os alunos das turmas de 1°, 2° e 3° ano.

Correlacionadas com as atividades escolares, as joias buscam referência nas vivências dos próprios estudantes na instituição. A primeira, nomeada Jóia do Poder, tem como tema principal o comprometimento e destacou a importância do estudante arcar com as próprias responsabilidades. A Joia do Tempo aborda as vantagens da organização no processo de aprendizagem, incluindo planejamento de rotina e reforço da memória. A terceira, definida como Jóia da Mente, estimula a busca pelo conhecimento, propondo uma rotina de estudos diários para melhorar cada vez mais o rendimento escolar. A quarta, chamada de Joia da Realidade, está ligada às vantagens de ser proativo, ajudando o aluno a entender que a proatividade vai sempre levá-lo a um passo a frente dos demais.

Para Nancy Cavalcante, Diretora de Ensino e Pesquisa da FMM, o projeto vai refletir positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes, além de estimular a consciência em cidadania. “A formação do trabalho em equipe, do desenvolvimento pessoal e do desenvolvimento coletivo. Esse é o objetivo do Heróis da Educação”, afirmou. O estudante Victor Portela, do 1° ano de informática, conta que o projeto é importante porque, por ser calouro na fundação, tem buscado formas de organizar melhor os estudos. “Me ajudou a pensar sobre foco, principalmente, e sobre a diferença entre decorar e aprender. Por exemplo, se você decorar algo um dia antes da prova, em dois dias você não vai lembrar. Mas se você focar em aprender, algum tempo depois ainda vai estar na memória”, explicou.