Projeto Telesé usa humor regional para ensinar Língua Portuguesa

É possível aprender língua portuguesa fora da sala de aula? Para o professor Allan Santos, da Fundação Matias Machline (FMM), localizada no Distrito Industrial de Manaus, a resposta é sim. Junto com os alunos do segundo ano de Eletrônica da instituição, ele criou o Projeto Telesé, cujo objetivo é dar dicas de português de uma maneira diferente e divertida.

Na gíria amazonense, a expressão “telesé” é a contração da pergunta “Tu é leso, é?”, sendo usada tanto como demonstração de surpresa quanto para dizer a alguém que deixe de bobagem. No caso do material produzido por Allan e os estudantes, o nome Projeto Telesé é um convite bem-humorado para deixar de ser bobo e aproveitar a chance de aprender. Há um mês no ar, o conteúdo é publicado semanalmente no Instagram, no perfil @projetotelese.

A Fundação Matias Machline, ex-Fundação Nokia, dá todo o suporte para que os alunos produzam o material do Telesé. A cada vídeo, os estudantes aproveitam situações cotidianas para ensinar a língua portuguesa. Entre as explicações, quando usar “senão” e “se não” e a diferença entre “mal” e “mau”, por exemplo.

Para a diretora de ensino e pesquisa da FMM, Nancy Cavalcante, a proposta do Projeto Telesé é muito importante para ajudar a esclarecer as dúvidas de língua portuguesa que venham a surgir na cabeça dos jovens. “A Fundação Matias Machline sempre vai incentivar todos os planos desenvolvidos por nossos educadores. Cada vez mais, os alunos vão se sentir motivados com o aprendizado, além de participarem diretamente no projeto”, afirma Nancy.

De acordo com o professor Allan Santos, o Telesé vai ajudar não só os estudantes, mas todas as pessoas que seguirem o perfil no Instagram. A linguagem dos vídeos é de fácil entendimento e descontraída, para aproximar mais os alunos e o público do canal. “O projeto tem um grande potencial e visa voos mais altos, saindo de Manaus para o todo o Brasil”, conta Allan.