Robôs e inteligência artificial. É a mesma coisa?

Google, qual a diferença entre Robôs e Inteligência Artificial? Segundo o professor e pesquisador de Robótica e Inteligência Artificial (IA), Flavio Tonidandel, “Para se tornar um robô é preciso ser físico, como um carro autônomo ou um robô de operação industrial”. O pesquisador explica que, nos últimos anos, a Inteligência Artificial conquistou vários espaços devido o desenvolvimento tecnológico, mas, apesar dos avanços, os produtos de IA não são independentes como os robôs. Tonidandel ressalta que a Inteligência Artificial se desenvolve de forma interdependente com a Robótica, considerada uma das áreas de maior ascensão na “Era da Informação”, diariamente preenchida por novas tecnologias. A Robótica, apesar de se caracterizar como área técnica, ultrapassa as barreiras e estimula, de modo interdisciplinar, criatividade, organização e raciocínio lógico, além de incentivar o estudo da matemática, física e língua inglesa.

O estudo da linguagem de programação da robótica faz com que jovens, durante o processo de aprendizagem, desenvolvam visão crítica e analítica, pois são responsáveis por designar ações que devem ser cumpridas pelo computador, por meio de códigos específicos. A prática de tal estrutura estimula estudantes a serem mais organizados em todas as outras áreas e capazes de desenvolver técnicas de Escrita mais eficientes, por isso, na última sexta-feira, mais de 680 de nossos alunos participaram da fase teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019, evento que é considerado o maior evento da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. Ainda de acordo com informações do site oficial, tem como objetivo “estimular jovens às carreiras científico – tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro”.

Durante as duas etapas da Olimpíada, as provas buscam alcançar tanto o público que nunca teve contato com Robótica, quanto público que já conhece, ao menos por alto, a temática. A segunda etapa será realizada no dia 23 de Agosto de 2019, com avaliações práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

.