Saúde bucal é prioridade na Fundação

Mudar trajetórias de jovens em vulnerabilidade social, formar estudantes tecnicamente capacitados, cientes da responsabilidade social e saudáveis, tanto psicologicamente quanto fisicamente, é mais uma das principais características da Fundação Matias Machline. Por isso, a instituição oferece também, além de acompanhamento psicológico e médico, tratamento odontológico.

Com atendimentos duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras, são realizadas avaliações, tratamentos de limpeza com aplicações de flúor e restaurações em todos os estudantes ao longo do ano letivo. Além disso, também são realizados encaminhamentos para outros tratamentos, em casos mais específicos. Para Lídice Okamoto, uma das dentistas que atendem na Fundação, o acompanhamento é de extrema importância porque muitos estudantes não têm condições de arcar com o valor do tratamento fora da escola. A dentista destaca também a importância de realizar um trabalho de acolhimento e aproximação com os alunos que, muitas das vezes, têm receio de tratamentos dentários. Os serviços de atendimento odontológico são realizados pela Uniodonto, empresa contratada pela Fundação, que também realiza ações sociais na instituição há seis anos. Cláudia Andrea Simões, Diretora-presidente da Uniodonto Manaus, afirma que o acompanhamento com os alunos da FMM é muito importante. “Estar aqui, neste projeto, é maravilhoso porque podemos ajudar os jovens atendidos pela fundação a cuidar desde a saúde bucal, dando dicas ensinando a forma correta de escovação, até a fazer a prevenção de doenças”, contou.

A Aluna Hadassa Albuquerque, conta que o atendimento realizado a surpreendeu quando entrou na instituição. “Quando entrei, achei que o tratamento odontológico seria bem superficial, me surpreendi e acho bem prático porque eles (os dentistas) são sempre muito atenciosos tentando solucionar e oferecendo as melhores orientações para a nossa saúde bucal”. O aluno Israel Serudo, ressalta que o serviço é importante porque nem todos os alunos da instituição conseguem ter o acesso ao tratamento fora da escola, seja pela demora do atendimento público ou pelo alto custo do atendimento privado. A Enfermeira Vanessa Lima conta que, apesar de haver um agendamento prévio para atender todos os estudantes, as dentistas também estão dispostas a atenderem em casos de emergência, se necessário.

A Fundação Matias Machline é um projeto social, localizado na Av. Mário Andreazza, Distrito Industrial de Manaus, e há 33 anos oferece ensino médio-técnico de qualidade gratuito, disponibilizando material didático, refeições diárias e acompanhamento médico.