Suspensão? não! Medidas Educativas

Fundação Matias Machline

A Fundação Matias Machline, localizada na Av. Ministro Mário Andreazza – Distrito Industrial de Manaus, apresenta resultados favoráveis através de medidas educativas para alunos em suspensão escolar, gerando reflexões e ensinando responsabilidades.

Implementadas em caráter experimental no fim do primeiro semestre de 2018, as medidas renovam o formato tradicional de suspensão de escolas regulares, normalmente aplicadas fora do ambiente escolar. Aprendendo a importância da organização, os estudantes em suspensão, mediante autorização dos pais ou responsáveis, permanecem na instituição dando apoio em diversas atividades da instituição. A Orientadora Pedagógica da FMM, Luziane Cavalcante, conta que as medidas foram bem recepcionadas pela grande maioria dos responsáveis, pois segundo os mesmos, garantem acompanhamento e estimulam a reflexão. A orientadora conta, ainda, que mesmo os pais que não autorizaram o cumprimento das medidas, são orientados a incentivarem reflexão nos estudantes sobre as atitudes que os levaram à suspensão escolar.

Dentre as atividades desenvolvidas estão o auxílio na organização da biblioteca, o suporte na preparação e aplicação das aulas de Ed. Física e o apoio nas atividades da monitoria. Para Nancy Cavalcante, Diretora de Ensino e Pesquisa, as medidas são essenciais porque são dadas responsabilidades aos estudantes. “Entendemos que, no processo de educação, se não deixar clara a punição para o aluno e não refletir sobre, é uma punição em vão”, afirmou. A Diretora acrescenta que a punição educativa faz com que o aluno entenda o quão trabalhoso é a preparação das aulas, incentivando o compromisso com as atividades escolares.

Para os alunos do 2° ano Fábio Henrique, Paloma Cristina e Mirela Pina, as medidas aplicadas na escola são efetivas porque permitem o aprendizado de novas atividades e, em casa, estão mais sujeitos às distrações. “Eu aprendi bastante coisa em um dia, como encapar livros que era algo que eu não sabia. Serviu a lição”, contou Pina. Devido aos resultados positivos, as medidas educativas estão sendo regulamentadas e aplicadas em 2019.  A FMM é um dos maiores projetos sociais de educação da região norte e busca, de maneiras inovadoras, acrescentar reflexões sobre as consequências dos próprios atos no processo educacional.