VIDAS TRANSFORMADAS: LUCAS TAINAN

Aluno do 3° ano de Mecatrônica, Lucas Tainan é morador do bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, e estudou todo o ensino fundamental em uma escola pública. Filho de pais nascidos no interior, Lucas descobriu a Fundação Matias Machline, projeto social que transformou a sua vida, por indicação de um professor que, inclusive, é ex – beneficiário do projeto.

Atualmente com 17 anos, o jovem conta que sempre se interessou pela área de Mecatrônica e que, quando descobriu que o curso estava incluso no ensino médio – técnico da FMM, decidiu se dedicar para ser aprovado no processo seletivo.  Durante um ano, no próprio horário de almoço, Lucas recebia aulas extras de Matemática, com a ajuda de um dos professores da antiga escola. Quando foi aprovado e se tornou beneficiário do projeto, o jovem conta que a FMM, além de oferecer todo o suporte para um bom ENSINO e EDUCAÇÃO, ampliou sua visão de futuro. “Onde eu estudava era uma escola com o prédio improvisado, muito pequeno, não tinha estrutura. Também era comum jovens estarem usando drogas no banheiro, a gente não tinha aulas de todas as matérias e eu já cheguei a ser ameaçado. Quando entrei na FMM me deparei com um mundo completamente diferente. Aqui eu sou incentivado, os professores nos acompanham de perto, se dedicam e se preocupam com o nosso aprendizado. Aqui eu sei que sou capaz ”, contou.

Em quase três anos como beneficiário, o jovem já acumula 6 medalhas em grandes olimpíadas, como a SESI, Olimpíada Francesa de Matemática, Olimpíada Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e, ultimamente, foi um dos destaques na Olimpíada Brasileira de Química, que é uma das suas disciplinas favoritas. Com o sonho de cursar Engenharia Mecânica, Lucas conta que, daqui há alguns anos, espera poder oferecer boas condições para a própria família, que já enfrentou muitas dificuldades. “Se eu não tivesse entrado na Fundação, eu não teria me organizado, não teria foco para alcançar meus objetivos. Antes de entrar aqui, minha visão era fechada, agora sei que posso ir muito mais longe”, concluiu.

Atualmente, Lucas ministra aulas de matemática de forma voluntária para alunos que desejam entrar na FMM. Ajude a transformar o futuro de jovens como o Lucas, contribua para a transformação nas vidas de centenas de jovens carentes! Entre em contato e faça-nos uma visita.